quinta-feira, 29 de julho de 2010

Wasabi



Wasabi (山葵) é um tempero em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta Wasabia japonica sendo cultivado nos frescos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano. A Wasabia japonica pertence à família das Brassicaceae, e é conhecida também como rabanete japonês ou wasábia.
O rabanete japonês apresenta alguma semelhança com a raiz-forte (Armoracia rusticana), mas tem um sabor e aroma mais delicado.

Wasabi fresco
O rabanete japonês selvagem parece ter sido utilizado como planta medicinal e antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos, daí ser servido com peixe cru desde a era Nara (710-793). O termo wasabi aparece no Honzo-wamyo, 918 o mais velho dicionário botânico compilado na era Heian (794-1185), referenciando 1025 espécies de plantas japonesas.
A primeira utilização do rabanete japonês no sushi, em particular no nigiri-zushi foi inventada no período Edo tendo sido um verdadeiro sucesso, sendo generalizado a outros pratos como as massas e arroz "ochazuke". Actualmente o rabanete japonês é usado para acompanhar sushi e sashimi.
O rabanete japonês obtido da raiz fresca é chamado de "hon-wasabi" (verdadeiro rabanete japonês) diferenciando-se das outras formas de apresentação. Uma vez esfarelado ou ralado (geralmente utilizando uma madeira com uma lixa bastante grossa) o rabanete japonês apresenta um aroma e paladar que não é comparável ao dos produtos comercializados, os quais se apresentam no mercado sob a forma de pasta ou em pó (kona-wasabi), sendo preparados do pó da raiz seca já produzida na Europa Armoracia rusticana G. M. Sch. denominada por "seyo'o-wasabi"" que é bastante diferente do genuíno. Estes produtos já contêm mostarda, corantes e aditivos para se aproximar do verdadeiro wasabi.


Tais produtos desempenham no entanto, um importantíssimo papel, devido à raridade e dificuldade em obter o verdadeiro rabanete japonês, digamos que permitiram a massificação do consumo do sushi e sashimi no Ocidente pelo menos com um paladar e aroma aproximado ao dos pratos genuínos, o que de outra forma seria inviável.
Fonte: wikipédia

O poder dos livros

E o povo, ó!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

WATER SOUND IMAGES

O incrível efeito da vibração do som sobre a água...

The Music Scene by Anthony Francisco Schepperd

Psicodelia geral.

Trifonic - Parks on Fire Official Video

Psicodelia total

Inesquecível Direito de Resposta de Brizola à TV Globo

Nosso país tem história e não podemos esquecê-la.

O SÍMBOLO DA IGNORÂNCIA

Recebi por email o absurdo texto onde um "humorista" do programa de televisão CQC defende posições, no mínimo polêmicas, a respeito das cores humanas, com uma postura politicamente incorreta. Me senti muito ofendido! Queria muito dizer a ele que as pessoas às quais ele chama de brancas não são brancas na verdade. AS NUVENS DO CÉU SÃO BRANCAS, AS ESPUMAS DO MAR... Nem eu, nem ele, somos de fato "BRANCOS". As pessoas de origem europeias são, na verdade, de tom de pele clara, alguns até são mais rosados do que "brancos"... alguns europeus, chamados de "brancos" são até mais "vermelhos" do que nossos índios. Já as pessoas de tom de pele negras, não são PRETAS, como defende, políticamente incorreto, o "humorista". Qualquer um deve ter um objeto preto à sua frente e observar que a cor preta é muito diferente da cor de nossos irmãos negros. Basta observar e perceber a diferença.
Aqui no Brasil, culturalmente tratamos as pessoas como "brancas", "negras", "vermelhas", "amarelas"... em outros países, como nos Estados Unidos, os negros preferem ser chamados de BLACKS e o termo "nigger" é que é o pejorativo para eles. Isso é uma questão cultural. Esse é o politicamente correto para eles. Queria ver o tal "humorista" defendendo o politicamente incorreto nos Estados Unidos. Certamente estaria se colocando ao lado ideológico de grupos como a Klu Klux Klan e seria muito responsabilizado por isso lá, pois estaria ofendendo a cultura e, principalmente, a comunidade negra norte-americana.
No texto, o "humorista" chega a defender que "se podem chamar gordo de 'baleia', branco de 'lagartixa'", entre outras coisas, "porquê", questiona ele, não podemos chamar negros de "MACACO", de "PRETO" ??? Ele diz que "sofreu" na infância por ser chamado de "girafa", por ser muito alto... e que não acha nada de mais chamar um negro de "PRETO" ou de "MACACO". Meu Deus!!!!!!! Se ele próprio diz que "sofreu", porquê agora vai querer descontar seu sofrimento em outras pessoas que nada tiveram a ver com a causa do sofrimento dele. Ao que me parece, o bullying, hoje em dia, se não é crime, como O RACISMO É, está em vias de se tornar, inclusive com decisões judiciais neste sentido divulgadas nas mídias (como a que ele trabalha).
Queria dizer para ele o seguinte: NÃO SE PODE CHAMAR NEGRO DE MACACO PORQUE, ENTRE OUTRAS COISAS, SE ESTÁ DIZENDO QUE O NEGRO É O MENOS EVOLUIDO DOS SERES HUMANOS, O QUE TODOS SABEMOS QUE NÃO É VERDADE!!!
O que me impressiona é que ESTAS BARBARIDADES são ditas por uma pessoa pública, formadora de opinião e que, no programa de TV onde trabalha, desempenha um papel crítico (muito necessário) em relação às atitudes politicamente incorretas de outras pessoas, especialmente dos políticos brasileiros. Me impressiona que as vozes que se levantam contra este tipo de atitudes sejam tão poucas e, inclusive, se continua a repassar este texto por emails como sendo uma "RESPOSTA DE GÊNIO".  Para mim, o texto se tornou o verdadeiro "SÍMBOLO DA IGNORÂNCIA". 
Sou plenamente favorável que ele seja interpelado judicialmente para que sirva de exemplo. 
ELE DEVE SER RESPONSABILIZADO POR SUAS OPINIÕES, POIS O QUE FEZ FOI UMA VERDADEIRA APOLOGIA AO CRIME DE RACISMO. NÃO É ISSO O QUE SE ESPERA DE UMA PESSOA PÚBLICA FORMADORA DE OPINIÃO. HÁ AINDA O FATO DE QUE NÃO HOUVE NENHUM PEDIDO DE DESCULPA,  NEM RECONHECIMENTO DO ERRO E O TEXTO CONTINUA SENDO DIVULGADO POR OUTROS NA REDE. 
VEJAM: O TEXTO É VEÍCULADO COMO '"RESPOSTA DE GÊNIO'" OU "A (ÓTIMA) RESPOSTA DO DANILO GENTILE":
http://mataleonebr.blogspot.com/2009/08/otima-resposta-de-danilo-gentili.html

Este som é D+!

Sly and the family Stone em 1969!!!!


 

Um trecho do filme Waking Life